Clínica de Especialidades Médicas Carijós

Clínica de Especialidades Médicas Carijós
Venha nos conhecer!

quinta-feira, 12 de julho de 2007

Mas afinal, por que o tratamento precisa de 3 ou 5 sessões toda semana?

A resposta é simples: princípios de treinamento. Há muito tempo se conhece os princípios de treinamento físico (ou esportivo). São quatro os princípios: da sobrecarga, da especificidade do treinamento, da individualidade biológica e da reversibilidade. Leia abaixo:

Por que fazer o mesmo exercício repetidas sessões?

O princípio da especificidade diz que para uma pessoa obter um melhor resultado, ou seja, capacidade de realizar uma atividade (por exemplo, caminhada ou jogar futebol), o seu treinamento físico deverá ser realizado com foco nas necessidade daquela determinada atividade. Assim um motociclista que acidenta uma das mãos precisará de melhorar a força e a capacidade de segurar objetos antes de retornar a pilotar novamente. Porém, cabe lembrar aqui que há necessidade de evoluir o tratamento, ou seja, desafiar o corpo para alcançar um estágio mais avançado no tratamento. Veja o próximo princípio.

Por que aumentar o peso ou tornar um exercício mais difícil?

Se um de nós entra para uma academia de ginástica e começa a malhar, de tempos em tempos o instrutor de musculação nos dará sempre uma quantidade de pesos cada vez mais alta. O princípio da sobrecarga diz que para uma pessoa obter uma resposta satisfatória à atividade, deverá ser aplicada uma sobrecarga com o exercício específico para a atividade. Traduzindo, precisamos de uma determinada quantidade de peso para fazermos um determinado exercício para criarmos uma resistência à atividade, proporcionando um desafio que deverá ser vencido. Mas com alguns dias o corpo se adapta e se deve aumentar a quantidade de pesos aplicada. É um novo desafio. Assim, o corpo responde sempre com aumento da força. Mas nada de exageros! Algumas pessoas são capazes de capazes de carregar grandes de pesos enquanto outras não. Vejo o próximo princípio.

Por que “ele” faz este exercício com 2 quilos e eu com meio quilo?

Se você já se perguntou isso não se desespere! O princípio da individualidade biológica diz respeito às diferenças biológicas de cada indivíduo. Basicamente, somos diferentes. Assim uns nascem ou são capacitados (ou as duas coisas) a fazerem um determinado exercício com mais carga que outros. E só isso. Você deve ser capaz de conhecer os seus limites e evitar frustrações até mesmo porque não se pode parar. Veja o próximo princípio.

Preciso viajar por duas semanas. Por que eu não posso parar o tratamento e continuar depois?

Na verdade você pode fazer isso se estiver disposto a começar do zero, quando voltar. O princípio da reversibilidade diz que todos os benefícios do treinamento podem ser transitórios ou reversíveis. Isto é, se parar tudo se perde. É como dar corda em um carrinho, ele vai andar por um tempo, começar a ficar mais lento e parar. Se você parar o tratamento no meio corre o risco de perder tudo que fez. Esse princípio vale também para explicar porque o tratamento deve ser tão freqüente, isto é, 3 ou 5 vezes por semana. Se você faz tão poucas sessões, por exemplo uma vez por semana, corre o risco de na próxima semana estar na mesma condição que há uma semana atrás. É cruel, mas você terá que estar atento a esses princípios se você quiser voltar a jogar bola ou bordar, que são atividades específicas e exigem demandas igualmente específicas. Veja o primeiro princípio.


Nenhum comentário: