Clínica de Especialidades Médicas Carijós

Clínica de Especialidades Médicas Carijós
Venha nos conhecer!

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Afinal... O que é o BICO DE PAPAGAIO?

Osteofitose! Esse é o nome dado ao popular bico de papagaio.

A osteofitose, se caracteriza pela calcificação de ligamentos, cartilagens e outras partes moles que ajudam a sustentar a coluna e se desgastam com o tempo. Essas formações, conhecidas como osteófitos, são uma forma de o organismo recuperar a estabilidade perdida para absorver melhor a sobrecarga da articulação. Os osteófitos em um exame de raio-X, se assemelham ao formato de um bico (daí o nome bico de papagaio).
Trocando em miúdos... a osteofitose é uma formação óssea anormal muito freqüente, produzida na proximidade das articulações das vertebras. O problema é responsável por dores fortes na região afetada e limitações de movimentos pelo fato da calcificação atingir nervos e músculos.

Sedentarismo, má postura, falta de cuidados com a coluna e sobrepeso são as causas mais comuns do bico de papagaio. No entanto, pessoas que sofreram fratura e ficaram com a articulação desalinhada são sérias candidatas a desenvolverem o problema. "Cuidar da postura é fundamental. Dormir de bruços, por exemplo, é errado e pode causar o bico de papagaio".

A osteofitose, que geralmente afeta pessoas com mais de 50 anos, se tratada corretamente e a tempo pode ter queda significativa nas dores e melhora na capacidade funcional e na qualidade de vida do paciente. O tratamento pede uma readaptação postural, para que o quadro não avance e para que a pessoa não sinta mais dor.

Possíveis causas do bico de papagaio:

- Falta de cuidados com a postura
- Fatores genéticos
- Má postura
- Sedentarismo
- Sobrepeso

Saiba prevenir:

- Evite ficar muito acima do seu peso ideal
- Exercite-se! Exercícios regulares de baixo impacto reforçam os músculos que dão sustentação à coluna.
- Mantenha uma postura adequada (principalmente no ambiente de trabalho, que é onde você passa maior a parte do tempo!).


É preciso ficar atento em relação a eventuais dores na coluna vertebral. Agindo precocemente, a pessoa pode evitar que o problema se agrave, sobretudo nos casos de má postura".


PROCURE O SEU FISIOTERAPEUTA!










Nenhum comentário: